Estação de Tratamento de Água

MATERIAIS DE FABRICAÇÃO
- Construção em aço Carbono

UTILIZAÇÃO
Para Tratamento de águas , garantindo potabilidade, tanto em indústrias como em órgãos públicos.

PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO

O processo convencional de tratamento de água é dividido em fases. Inicialmente acontece a pré-cloração, etapa onde o cloro é dosado no momento em que a água chega à estação. Tem como finalidade facilitar a remoção de material orgânico e metais pesados.

Após a aplicação do cloro, a água passa pela pré-alcalinização, etapa onde acontece a adição de cal ou soda, esse procedimento visa o ajuste do pH, para que o mesmo se aproxime dos valores necessários para um bom prosseguimento no tratamento. O fator pH divide-se em três categorias, quando possui valor inferior a 7 é chamado de ácido, quando tem valor igual a 7 chamamos de neutro e no caso de ter valor superior a 7 é chamado de básico ou alcalino. Para o consumo humano, recomenda-se pH entre 6,0 e 9,5.

Por sequência, a água passa pela coagulação, nesta fase aplica-se Sulfato de Alumínio, Cloreto Férrico ou outro coagulante, seguido de uma agitação rápida na água. Assim, os particulados de sólidos suspensos ficam eletricamente desastibilizadas e mais fáceis de agregarem-se. Após a coagulação, a água passa pelo processo de Floculação, nessa etapa acontece uma mistura lenta da água, com a finalidade de agregar o máximo às partículas sólidas formando então os flocos.

Após os flocos formados, a água passa pelo processo de Decantação. Nessa etapa, a água é conduzida por grandes tanques onde grande parte dos flocos fica depositada no fundo desse decantador. Os sólidos que por acaso não se depositarem no fundo desse tanque, segue com a água para os filtros. Após decantar, a água finalmente passa pelo processo de Filtração. Nesses tanques, existem camadas de pedriscos, areia e carvão antracito. Esses materiais são responsáveis pela remoção de qualquer partícula remanescente no processo.

Vencidas todas essas etapas, a água passa pela Pós-Alcalinização, onde acontece a correção do pH para evitar a corrosão e incrustações na tubulação. Passando na sequência pela Desinfecção, etapa onde acontece a última adição de cloro na água antes de sua saída da Estação de Tratamento. Ela garante que a água fornecida chegue isenta de bactérias e microorganismos na casa dos consumidores. Finalmente acontece a Fluoretação, a adição de Flúor ajuda na prevenção de cáries.

 


Download PDF


Este produto é indicado também para os segmentos:

Estação de Tratamento de Água Estação de Tratamento de Água
Estação de Tratamento de Água
Zoom

voltar
encaminhe
imprima
favoritos

by PW Agency